viernes. 19.04.2024

Dia de Portugal na Extremadura. Três municípios, um território

Sierra de Gata une-se à sua homóloga salamantina e ao município do Sabugal (Portugal) para somar problemas e realidades dos seus povos e construir um grupo suficientemente forte que garanta a fixação da população e a geração de riqueza nestas terras raianas. O acordo baseia-se na cooperação institucional e empresarial entre os territórios. Sierra de Gata Digital junta-se a este esforço e consegue um acordo de colaboração com o jornal mensal “Cinco Quinas” para difundir todas as informações relativas a este novo grupo de trabalho em castelhano e português.

Reunión fundacional del proyecto de cooperación hispano-lusa
Reunión fundacional del proyecto de cooperación hispano-lusa

Cerca de 20 pessoas reuniram-se na passada quinta feira, dia 6, em Villasbuenas de Gata, para iniciar um trabalho e cooperação que reúne os interesses da Sierra de Gata, (em Cáceres), Salamanca e o município português do Sabugal.

Nesta primeira reunião definiu-se uma tripla linha de actuação que implica o desenvolvimento do sector agrícola, criação de gado e cooperação entre territórios. No que se refere ao sector agrícola, os representantes de ambos os lados da raia, estabeleceram os primeiros mecanismos para criar uma linha de cooperação na produção e comercialização de castanhas, fruto de Outono, que nas localidades portuguesas de Soito e Fóios são das maiores produtoras do país vizinho. Quanto à criação de gado, representantes lusos e espanhóis propuseram a introdução e criação em terras portuguesas de suínos ibéricos para posterior comercialização conjunta.

A Sierra de Gata salmantina e cacerenha, juntamente com as localidades portuguesas participantes nesta segunda reunião, acordaram também requerer a colaboração de projectos europeus transfronteiriços nas áreas que fomentem o desenvolvimento nas três regiões.

Este foi o segundo encontro entre as três regiões: Castilla-León, Extremadura e Portugal. O primeiro foi em Portugal, no passado mês, e ali surgiu a ideia de criar este “triunvirato” que procura, fundamentalmente, o desenvolvimento e progresso das zonas raianas.

José Manuel Campos, presidente da Junta de Freguesia de Fóios - localidade portuguesa geminada com Eljas – declarou durante o encontro que “esta é a primeira reunião de uma relação de cooperação entre Espanha e Portugal, tanto desde o ponto de vista institucional como do ponto de vista empresarial”. Na sua opinião “não pode haver progresso sem comunicação social” e esta comunicação, este vínculo, é o que agora querem por em marcha um grupo de empresários salmantinos, portugueses e serranos juntamente com as suas administrações.

No caso da comarca serrana, apoiam esta iniciativa, o grupo de Acción Local Adisgata, a mancomunidad de municípios Sierra de Gata, e os ayuntamientos de Perales del Puerto, Descargamaría, Hernán Pérez e Villasbuenas de Gata, cujo alcalde, Luis Mariano Martín Mesa, foi o promotor desta nova linha de colaboração. Referindo-se a ele, o presidente da Câmara Municipal de Sabugal, António Robalo, disse que “ter conhecido a Luis Mariano, mudou, para mim, a origem do nome, já não é o cantor de antes mas sim o alcalde que promoveu esta nova linha de cooperação”. 

Durante esta reunião – da qual saíram três linhas de actuação - demonstra, na  opinião de Robalo, “a diferença entre o discurso institucional e o discurso que surge das sinergias”, de partilhar realidades e problemas sociais e económicos muito semelhantes. Neste sentido, Angel García, presidente de Adisgata, referiu que “a cooperação internacional é fundamental para o desenvolvimento dos territórios”. 

Alfonso Beltrán, presidente da mancomunidad de municípios, declarou que “Não mandam nem Lisboa nem Madrid; aqui e em Portugal manda Europa” e advertiu que em Bruxelas consideram “que o rural é muito caro e há que apoiar o urbano” com a consequente diminuição de recursos e serviços nas pequenas localidades e a sua centralização nas grandes populações. 

Neste sentido, Florêncio Ramos, empresário da Sierra de Gata salmantina e ex - presidente da mancomunidad do Alto Águeda, insistiu na obrigação que políticos e empresários “têm de olhar pela sua  própria terra”. Preocupado com a desertificação das localidades, Ramos, acrescentou que “os políticos têm que criar sinergias para desenvolver projectos que sirvam para fixar pessoas”, nas três zonas, vítimas duma perdida crónica de residentes. 

Junto deles estiveram na reunião, o presidente da Perales del Puerto, técnicos da Câmara de Sabugal, da PróRaia e mais uma dezena de empresários de obras públicas, hotelaria, construção e advogados portugueses que coincidiram com os anteriores na planificação.

As relações da Sierra de Gata com a sua homóloga salmantina e o vizinho Portugal vem de anos anteriores quando os três territórios começaram a realizar operações de comercialização conjunta -- Gata-Malcata -- e projectos POCTEP, como o programa Retaler II, de energias renováveis. 

Com a mancomunidad do Álto Águeda, a mancomunidade serrana foi a primeira a levar a cabo um programa plurirregional de formação com a organização de, pelo menos, dois gabinetes de emprego. 

Hoje, 10 de Junho, a Extremadura celebra pela primeira vez o Dia de Portugal. Segundo declarou o presidente do governo regional, José António Monago, com esta celebração a Extremadura torna-se a primeira região a celebrar o dia de outro país, neste caso o país vizinho. Sierra de Gata junta-se à celebração deste dia com a criação de novas linhas de trabalho internacional. 

Fruto também desta reunião nasceu o acordo de colaboração entre a publicação mensal lusa “Cinco Quinas” www.cincoquinas.net, dirigida por Rui Monteiro, e www.sierradegatadigital.es, dirigida por Sara Fontán, segundo a qual ambos periódicos publicarão todas as informações relativas a esta nova aliança de cooperação em português e castelhano com a finalidade de chegar a toda a população beneficiaria dos avanços da cooperação entre os três territórios.

Dia de Portugal na Extremadura. Três municípios, um território